Serviço de dedetização em Vitória ES: conheça mais sobre as ratazanas e baratas

São muitos os tipos de pragas urbanas que podem ser combatidos através da dedetização em Vitória – ES. Mas, antes de solicitar esse tipo de serviço é importante saber quais são eles e suas características.

Devido à grande quantidade encontrada, separamos por espécies e no post de hoje vamos falar sobre os ratos e baratas. Veja a seguir!

Ratazana

Esse tipo de praga que pode ser combatido por uma dedetizadora em Vitória – ES possui como nome científico: Ratttus norvegicus. Caracterizado como um roedor grande que pode chegar a pesar até 500 gramas, possui aproximadamente 400 mm do nariz até a ponta da cauda.

Ambos os sexos, em sua fase adulta apresentam pelagem grossa, com coloração variando do marrom-acinzentado ao marrom-escuro na porção superior e cinza claro na porção inferior (barriga).  Já na fase jovem são mais esguios e apresentam pelagem mais fina.

Os machos adultos apresentam o escroto bem desenvolvido e peludo localizado na base da cauda. Enquanto as fêmeas apresentam porção sem pêlos localizada atrás da papila uretral.

É um tipo de praga urbana que pode ser combatido através da dedetização em Guarapari – ES que habita o solo (terrestre) com característica extradomiciliar, dotado de habilidades para escavar, nadar e roer, podendo girar em torno de seu ninho até 40 metros. Ele ainda abriga tocas e galerias no subsolo, na beira de rios, córregos e lixões e pode se alimentar até 30g/dia de lixo orgânico, envolvendo: cereais, raízes e carne e consumir até 30ml/dia de água.

Sua reprodução normalmente gira em torno de 8 a 12 filhotes por ano e os principais sinais de infestação são: roeduras, fezes e manchas escuras nos cantos. Na dedetização em Vila Velha – ES identificamos primeiramente a espécie de roedor para definir o melhor método, melhor produto e a periodicidade adotada no serviço de controle de pragas em Serra – ES.

Rato de Telhado

Rattus rattus é o nome científico desse tipo de praga urbana que também é conhecido como rato-de-telhado, rato-caseiro ou rato-inglês. Normalmente ele é sempre encontrado em grupo, formado por 1 macho e 2 ou 3 fêmeas.

Seu abrigo, onde também guarda seu alimento, é construído com o material que encontra pelos arredores. Um fato curioso do rato de telhado é que a fêmea que possui 21 dias de gestação é capaz de reproduzir novamente no mesmo dia que nasce a primeira ninhada que varia de 6 a 8 filhotes.

Em áreas urbanas este rato possui hábitos noturnos e mede cerca de 40 cm, possuindo cauda maior que o comprimento da cabeça e corpo, orelha longa quase sem pêlos e pés sem membranas interdigitais.

Contratar uma dedetizadora em Vitória – ES para combater esse tipo de praga é fundamental, já que ele pode ser considerado um perigo para a saúde pública, pois está associado a doenças perigosas como peste bubónica, tifo e toxoplasmose, por exemplo.

Dentre os principais sinais de infestação podemos citar: fezes, odor característico, sons, rastros, urina e roeduras pela casa. A recomendação para evitar esse tipo de praga é não deixar alimentos expostos e fechar possíveis locais de acesso.

Lembrando que embora muitas pessoas adotem essas medidas, é comum ainda que os ratos surjam e por isso a importância de realizar o serviço de dedetização em Cariacica – ES periodicamente.

Camundongo

De nome científico Mus muscullus, o camundongo é um pequeno roedor da família dos murídeos. Embora tenha sido encontrado originalmente na Europa e Ásia, é possível encontrar esse tipo de praga atualmente pelo mundo todo e somente o serviço de dedetização em Vitória – ES para combatê-lo.

Com cerca de 8 cm de comprimento, orelhas grandes e arredondadas e cauda nua e longa, o camundongo se caracteriza por ser uma espécie cosmopolita adaptada a uma grande variedade de condições ambientais.

É um animal de hábitos noturnos que se acomoda em qualquer local de tamanho apropriado às suas necessidades e possui olfato altamente desenvolvido, sendo utilizado não somente para detectar alimentos e predadores, mas também para determinar vários sinais de comportamento.

No entanto, tem dificuldade em enxergar, o que faz com que ele não consiga distinguir as cores, uma vez que sua retina apresenta poucos cones. Sua reprodução acontece por volta dos 60 anos de idade e a gestação dura em média entre 19 a 21 dias, totalizando de 6 a 8 filhotes por ninhada.

Fezes, odor característico, sons, rastros, urina, roeduras e ninhos são considerados os principais sinais de infestação e ao notar qualquer um deles a recomendação é solicitar o serviço de dedetização em Vila Velha – ES o mais rápido possível.

Baratas de Esgoto

Periplaneta americana é o nome científico da barata de esgoto, um tipo de praga cosmopolita, ou seja, que prefere temperaturas entre 30 a 33ºC. Originária da região tropical da África, ela pode chegar e medir de 28 a 44 mm de comprimento e é muito encontrada em domicílios, áreas de manipulação de alimentos (cozinhas) e rede de esgoto.

Um fato bem curioso é que a fêmea é capaz de carregar a ooteca (estojo formado pela secreção de insetos que encerra um agregado de ovos) e depositá-la em locais protegidos até acontecer a partenogênese, nome dado ao período de incubação dos ovos que acontece aproximadamente entre 25 a 40 dias.

Dentre os sinais de infestação que necessitam de um serviço de dedetização em Vitória – ES estão: odor característico, fezes, restos do exoesqueleto e de alimentos.

Barata Francesinha

Outra espécie de barata é a francesinha, conhecida cientificamente como Blatella germanica. Também cosmopolita e originária da região oriental da África, possui um tamanho entre 10 a 15 mm de comprimento e é muito comum ver esse tipo de praga em cozinhas e restaurantes.

Com alto potencial reprodutivo (sendo que a resistência a determinado inseticida se prolifera rapidamente), a fêmea carrega a ooteca durante quase todo o período de incubação dos ovos (depositando-a em local favorável para o desenvolvimento ninfal) e devido ao seu tamanho diminuto é capaz de escondê-lo em locais inacessíveis à ação dos inseticidas.

Diante de tal dado, vale ressaltar que somente uma empresa especializada na dedetização em Vitória – ES para aplicar os métodos adequados que sejam capazes de combater esse tipo de praga. O período de incubação dos ovos acontece aproximadamente em 17 dias, enquanto o período de desenvolvimento das ninfas é entre 38 a 40 dias com 5 a 6 mudas (machos) e 40 a 60 dias com 6 a 7 mudas (fêmeas).

Os sinais de infestação desse tipo de praga consistem no aparecimento de fezes, restos (exoesqueletos ou cadáveres) e odores no ambiente, lembrando que ao notar qualquer um deles é preciso contratar o serviço de dedetização em Vila Velha – ES para combater a praga. No próximo post, vamos falar sobre as moscas! Aguardem!