Desinfecção de ambientes em combate ao vírus
O ano de 2020 desde o início tem sido um ano muito atípico para o mundo inteiro, tudo mudou com a chegada e o avanço do Coronavírus. Escolas começaram a ser fechadas, empresas passaram a adotar trabalho no formato home office e, aos poucos, um tema passou a fazer parte da preocupação de muitos brasileiros: a desinfecção de ambientes.
A desinfecção de ambientes é um fator de extrema importância para que o local fique mais seguro evitando a proliferação de doenças. Principalmente no momento em que estamos vivendo, em meio a pandemia do COVID-19 não podemos deixar de estar atentos a sanitização e desinfecção.
Uma das formas de transmissão do Coronavírus é por meio de contato com locais ou objetos contaminados. Se uma pessoa que está com o vírus fala sobre uma mesa, ela estará expelindo gotículas de saliva que contém o vírus e que ficarão na superfície da mesa. A segunda pessoa que for a aquele local e tiver contato com essa mesma mesa, estará se contaminando.
Esse foi só um exemplo de como pode acontecer a contaminação, o vírus pode estar ativo, dependendo do tipo de superfície em que se encontra, como plástico ou metálica, por exemplo, por algumas horas ou até dias.
Por isso, em locais com grande circulação de pessoas, os cuidados com a limpeza devem ser redobrados, neles há maior probabilidade da presença e proliferação da doença, logo, fazer a descontaminação de ambientes é uma forma de prevenção contra o vírus e também de higienização de locais, superfícies ou objetos. Para fazer a descontaminação de ambientes no ES é preciso seguir um passo-a-passo que garante que a desinfecção seja feita de maneira completa e eficaz.
Etapas da desinfecção de ambientes no ES
Para a sanitização total de um ambiente é preciso seguir o passo-a-passo, passando primeiro pela parte da limpeza, depois para a desinfecção e então a esterilização. Entenda um pouco sobre cada uma das etapas abaixo:
- Limpeza – Esse é o procedimento de remoção de resíduos e sujeiras. A limpeza constitui todas as ações referentes aos cuidados de higiene do ambiente. Dentro da limpeza temos a escovação com água e sabão, esfregação e passar pano, sendo o primeiro passo do procedimento.
- Desinfecção – Esse é o processo de destruição de agentes infecciosos, como o Coronavírus por exemplo. Para isso são usados produtos desinfetantes adequados para o local onde serão aplicados e para as condições em que se encontra, além de estarem de acordo com as recomendações da ANVISA.
- Esterilização – Por fim, esse é o processo de destruição ou eliminação total de todos os microrganismos infecciosos.
Lembramos que não é recomendável para a sanitização de ambientes o uso de produções caseiras ou vendidas em mercados informais, pois essas podem acarretar riscos à saúde, como queimaduras, intoxicação e irritações, e não serem eficazes.
Para fazer a desinfecção de ambientes no ES, é recomendável contar com uma empresa especializada nesse tipo de serviço, que usará os produtos adequados, além de todos os equipamentos de segurança. Pois, é sabido que a aplicação exagerada de desinfetantes ou a utilização de produtos muito agressivos podem até combater o vírus, mas por outro lado tornam o ambiente inviável para utilização, ou colocam a saúde das pessoas que o utilizam em risco.
A sanitização de ambientes deve ser feita principalmente em ambientes empresariais, como comércios, indústrias, escolas, hospitais, entre outros. Em alguns deles, como as indústrias alimentícias, por exemplo, a desinfecção feita por profissionais com produtos adequados para aquele ambiente é obrigatória.
Produto usado na descontaminação de ambientes no ES
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), indicou a aplicação do Quaternário de Amônio como um meio de fazer a sanitização de ambientes na crise do Coronavírus. O produto foi utilizado também em outros países durante a pandemia e trouxe resultados muito satisfatórios.
Essa solução age matando todos os micro-organismos que estão no local, como vírus, bactérias, fungos e ácaros. E além disso, formando uma película protetora que mantém o local desinfetado por mais tempo. A aplicação do quaternário de amônio é feita por meio de uma máquina atomizadora, que lança no ar uma espécie de neblina com o produto, que ao ser expelida da máquina, logo se deposita nas superfícies e assim elimina o vírus.
Porém, é muito importante que tudo seja feito por profissionais qualificados, que estejam aptos a sanar dúvidas relacionadas à técnica de aplicação, segurança, entre outras.
O bom desse procedimento de descontaminação de ambientes no ES é que para que seja realizada a aplicação do produto, não é necessário tirar nenhum equipamento do ambiente, como computadores, por exemplo, e nem plantas. Além disso, o local já pode voltar a ser utilizado após 30 minutos da aplicação, sendo a eficácia desse produto de até 12 horas.